Proprietários Portugueses, Espanhóis e Franceses debatem assuntos florestais na Lousã

Categories: Noticias

O Projeto FOREST-IN iniciou as suas atividades de partilha de conhecimento entre proprietários e técnicos florestais (Eventos Multiplicadores) no passado dia 2 de março no COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais,  da Lousã (um local emblemático no que respeita a floresta e disseminação das Boas Práticas Florestais),  com a realização do Fórum Internacional “Florestas Saudáveis Benefícios para Todos”. 

Este evento teve como principais objetivos a apresentação do Projeto FOREST-IN, a discussão conjunta dos principais problemas relativos à gestão florestal nos países parceiros  e a identificação das necessidades e preocupações mais relevantes dos pequenos proprietários  e de outras partes interessadas.

Participaram neste fórum algumas entidades públicas e privadas de reconhecido valor, as quais apresentaram alguns exemplos de Boas Práticas Florestais e preocupações associadas.

Também os proprietários florestais de todo o país aderiram em massa a este evento, com mais  mais de 50 presenças, tendo sido a sua participação de extrema relevância.   

No período da tarde realizaram-se mesas redondas com técnicos, proprietários e outros interessados do ramo, onde se debateram temáticas florestais, tais como a rentabilidade, biodiversidade, minifúndio, indústria, novas tecnologias, entre outras.

Esta ideia inovadora teve uma participação efusiva dos proprietários florestais e o reconhecimento do seu valor pelos agentes florestais presentes no evento.

Este evento permitiu retirar algumas conclusões sobre as necessidades e problemáticas da floresta, dados que serão utilizados no planeamento dos eventos e documentação a realizar no âmbito deste projeto – FOREST-IN – focado na divulgação das Boas Práticas Florestais.