Aos 50 anos de vida, a Unimadeiras regista um crescimento contínuo naquele que tem sido um dos períodos mais positivos da sua história. Em mês de aniversário, no passado sábado, 12 de abril, o grupo deu a conhecer o Relatório de Contas de 2024 aos seus associados.

Após um ano de 2023 “difícil e de muitos ajustes”, segundo Jorge Loureiro, Presidente Executivo da organização, seguiu-se um ano de 2024 que trouxe um crescimento consolidado para a Unimadeiras. Com um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros, a performance financeira da empresa reflete uma reestruturação estratégica que, embora tenha resultado numa redução de vendas, gerou ganhos operacionais significativos. Esta evolução foi influenciada pela diminuição do número de fornecimentos, consequência dos incêndios que afetaram os concelhos de Albergaria, Aveiro, Águeda e Sever do Vouga no último trimestre do ano. Com uma redução de 15% no fornecimento global e de 10% no volume de negócios, o balanço é, ainda assim, encarado com otimismo por Jorge Loureiro.

Num contexto global invulgar, o ano ficou marcado pela persistência de conflitos armados, uma política monetária mais restritiva e instabilidade política em Portugal – fatores que influenciaram o desempenho das empresas a nível global, incluindo a Unimadeiras. Apesar do contexto desafiante, o grupo com sede em Albergaria afirma-se como uma referência no setor florestal, aumentando para 700 o seu número de acionistas.

No que se refere ao grupo Unifloresta, Paulo Almeida, Engº. Florestal da Unimadeiras, salienta mais 347 novos aderentes e uma área florestal certificada de 34.511 hectares, mantendo o crescimento significativo que se tem vindo a verificar nos últimos anos. Na análise ao Relatório de Contas, Bruno Brandão, Diretor Financeiro da Unimadeiras, salienta que 2024 foi “um ano em que a rentabilidade das vendas melhorou para 1,55%, um trabalho de continuidade face aos 0,34% alcançados em 2023”. O crescimento foi “muito relevante, com um EBITDA de 3,8M€, mais do dobro do ano anterior”, sublinha.

Com o objetivo de dar continuidade a uma estratégia sustentada de crescimento, o grupo Unimadeiras projeta um futuro focado na ampliação da área certificada e no reforço da aposta nos setores da Biomassa e Pellets

A celebração do 50º Aniversário da Unimadeiras reúne 1500 convidados num almoçoconvívio que, como é tradição, juntou os vários rostos que fazem parte da história do grupo – entre eles acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e amigos e figuras do panorama político nacional.