Em 15 de Outubro de 2018 iniciou-se o ciclo de formações do projeto Forest IN. Este conjunto de formações foi composto por três cursos de formação especialmente concebidos para proprietários florestais e um curso de formação destinado a técnicos forestais.

O primeiro curso, decorrido na sede da Unimadeiras em Albergaria-a-Velha, contou com 25 participantes, proprietários florestais oriundos de Portugal, Espanha e França. Esta formação abordou várias temáticas de interesse estratégico para os proprietários , privilegiando a formação participativa em detrimento da expositiva.

Os formandos puderam trocar ideias e pontos de vista sobre os assuntos em debate, com a mediação de um formador moderador. Neste quadro, e tendo em conta o público-alvo, a transmissão das Boas Práticas Florestais foi alcançada com maior sucesso, com claros beneficios para os participantes. Neste primeiro curso, foi realizada uma visita de campo para auxiliar na integração do grupo e facilitar a interpretação dos assuntos expostas em sala. As temáticas abordadas (Exercícios de simulação de gestão de uma unidade florestal, Planeamento florestal e espacial, Florestas de uso múltiplo, Monitorização de biodiversidade, Certificação florestal) foram amplamente discutidas pelos participantes, num curso excelentemente avaliado pelos formandos.