Em Novembro de 2018, com a organização da Universidade de Aveiro, a formação dos proprietários teve lugar no mais representativo local, no que respeita a formação florestal em Portugal – o Centro de Operações e Técnicas Florestais – na Lousã.

Este curso, especialmente concebido para o projeto Forest In, teve a colaboração de várias organizações com valências específicas, tais como a Altri Florestal, a Escola Superior Agrária de Coimbra e Autoridade para as Condições de Trabalho.

Para além das temáticas e estrutura base deste cursos, apostou-se em temáticas mais sensíveis, entre as quais a segurança no trabalho florestal e o controlo de espécies invasoras no espaço florestal.

Para além disto, foram abordados vários temas pertinentes e realizados diversos simulacros no âmbito da gestão de uma unidade florestal, segurança no setor florestal, certificação de competências no setor florestal, controle de espécies invasoras no contexto da conservação da natureza, certificação florestal, demonstração de formação itinerante (com o apoio da ALTRI – Florestal) e “floresta na mesa”.