A Unimadeiras celebrou o seu 48º aniversário na passada sexta-feira, dia 21 de abril de 2023, e realizou, no mesmo dia, a Assembleia-Geral onde apresentou o relatório e contas de 2022 aos acionistas. Fundada em 1974, a Unimadeiras é uma das atuais referências nacionais e internacionais no setor florestal, e o sucesso faz parte do seu crescimento.

Na Assembleia-Geral, na qual foi apresentado o relatório anual e contas de 2022 aos acionistas, sendo o fator de maior destaque o crescimento em todos os setores de atuação, traduzindo-se num volume de negócios de 121milhões e 750 mil euros em 2022, comparativamente a 76 milhões e 184 mil euros em 2021.

Segundo Jorge Loureiro, Presidente Executivo da Unimadeiras, os resultados de 2022 comprovam a solidez financeira da organização nos mercados onde atua, permitindo este ano que a distribuição de dividendos atinja os 70 cêntimos por ação. Para 2023, deixa a promessa de, caso o volume de negócios atinja o objetivo de 200 milhões de euros, a distribuição de dividendos ser 1 euro por ação.

Após um período conturbado, fruto da crise pandémica, e num quadro de tensões políticas internacionais que afetam a economia mundial, a Unimadeiras mitigou, no último ano, de forma peremtória, a conjuntura económica, mantendo a tendência de crescimento que tem pautado a sua performance e consolidado a confiança dos seus atuais Stakeholders. Segundo Bruno Brandão, Diretor Financeiro da Unimadeiras, a posição da empresa é muito confortável, com clientes com saúde financeira muito boa, reunindo assim condições para um ano 2023 de sucesso.

O presidente honorário da Unimadeiras, António Loureiro, destaca a importância da Unimadeiras laborar com vários grupos económicos, estratégia bem sucedida, pautando as decisões tomadas para fazer face às constantes adversidades económicas, políticas e sociais.

Contando com a presença de 1000 convidados, seguiu-se um jantar-convívio que recebeu todos aqueles que fazem parte desta entidade sediada em Albergaria-a-Velha, nomeadamente acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e amigos.

A apenas dois anos de completar meio século de existência, a Unimadeiras conta atualmente com um aumento significativo da área florestal certificada e com uma posição consolidada no mercado. O ano de 2023 perspetiva novos desafios, estando a Unimadeiras preparada para responder de forma assertiva e eficiente, como já é habitual.

Há quase cinco décadas, a Unimadeiras é uma organização de sucesso, que promove o seu crescimento sustentado em equilíbrio com os impactos ambientais, sociais e económicos.Promete ainda manter-se firme na procura de um futuro melhor, permanecendo ao lado dos seus recursos e da comunidade e mantendo um compromisso com os seus objetivos ambientais e económicos.